Apometria Captação Psíquica

o-que-é-apometria-no-espiritismo
APOMETRIA: O que é, como funciona e para que serve.

Apometria é uma técnica completa e capaz de através de mecanismos simples atingir vários níveis de profundidade do desequilíbrio humano, realizando cortes e limpezas necessárias para a retomada do equilíbrio original de cada um.

O termo Apometria vem do grego:
Apó = preposição que significa além de, fora de e metron = relativo a medida.

Representa o clássico desdobramento entre o corpo físico e os corpos espirituais do ser humano. Não é propriamente mediunismo, é apenas uma técnica de separação desses componentes.

Embasada na teoria do homem setenário, a Apometria atua diretamente nos campos de cada ser humano, permitindo o tratamento de cada nível (corpos mentais e emocionais) de vidas passadas, assim como energias denominadas intrusas, que são externas ao indivíduo e acabam por processos obsessivos interferindo profundamente na vida de cada um.

O principal objetivo deste tratamento está em realizar os cortes desses processos obsessivos e auto obsessivos com a finalidade de retomar o equilíbrio natural de cada Ser Humano em sua essência.

Em outras palavras a Apometria visa religar o homem ao seu corpo mental superior possibilitando que ele reconheça sua verdadeira missão e função nesta encarnação, facilitando a comunicação dele com sua tríade superior que permite o entendimento da sua verdadeira essência divina.

A técnica é conduzida por um dirigente e dois ou mais trabalhadores sensíveis ao desdobramento dos corpos que através da Impulsoterapia comanda todas as ações que são realizadas utilizando o magnetismo animal para executá-las junto com o plano espiritual.

Entendemos a muito tempo que a Apometria deve ser considerada a Medicina da Alma, como já dizia o seu precursor, Dr. Luis J. Rodrigues, farmacêutico bioquímico que precedeu a Apometria com seus estudos de Hipnometria (técnica que depois de testada por Dr. José Lacerda, deu origem à Apometria), na conclusão de sua tese: “Falta agora que a medicina terrena adquira a compreensão do que é realmente a medicina astral, de que ela existe, de que estão ambas se desenvolvendo inteligentemente e possam prestar um serviço eficaz ao homem em sua encarnação.” Complementa: “Há também a considerar a profilaxia vibratória que se pode fazer em nível do corpo astral para por fim à cadeia de sofrimentos e misérias que o indivíduo vem arrastando através de suas encarnações e que não deve levar para novas vidas.” Tese apresentada em outubro de 1963 no II Congresso Espírita Pan-Anamericano em Buenos Aires.

Desde 1998, a Organização Mundial da Saúde, reconheceu pelo CID F44.3, a Obsessão Espiritual, logo sabemos e temos comprovações de que muitas doenças consideradas mentais e psíquicas, são oriundas de processos obsessivos e tratáveis por Apometria com ganhos fantásticos. Entre elas temos: depressão, síndrome do pânico, transtorno de humor bipolar, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), entre outros.

Dessa forma, a Apometria vem somar à medicina convencional novos caminhos para a cura e autocura do ser humano integral.

tecnicas
Captação Psíquica

A captação psíquica é uma abordagem terapêutica que começou a ser usada no final dos anos 50. Na realidade é um conjunto de técnicas que fazem uso de procedimentos investigativos que acessam os conteúdos inexplorados do inconsciente de onde se expressam as representações autônomas, também conhecidas como complexos na psicologia analítica. Na verdade, são partes dissociadas da consciência que atuam na psique provocando desequilíbrios na economia da alma.

Essas forças, quando em conflito, trazem grande prejuízo ao ser humano como vimos anteriormente, por isso, dentro do ambiente terapêutico, foram se desenvolvendo mecanismos que captam esses blocos psíquicos para que se expressem e consigam trazer um alívio ao psiquismo do paciente. Desta forma, é possível promover uma maior compreensão do aspecto causal de suas neuroses.

O terapeuta, com a ajuda de um sensitivo (médium), acessa esse conteúdos desajustados, que através da catarse e do diálogo fraterno, são ouvidos e podem, inclusive, serem colocados em regressão. Assim sendo, o contingente afetivo que os alimenta perde força e promove um alívio ao paciente. Dessa maneira, esses eventos são ressignificados e o fato em si se despotencializa. A experiência mostra que ao reavaliarem a própria existência, esses complexos sentem a necessidade de se ajustarem de forma colaborativa ao centro da consciência.

Incorporamos essas técnicas no tratamento apométrico e os resultados se potencializaram, pois, em um trabalho de apometria é possível captar vários conteúdos de uma só vez em função do número expressivo de médiuns presente no grupo. Além de tratar a pessoa, explorando seus inúmeros eus, essa técnica consegue entrar nas constelações do assistido e transitar, de forma sistêmica, em toda a sua problemática. Consegue trazer, através do desdobramento, por exemplo: um pai, uma mãe, um inimigo, um patrão ou alguém que esteja desempenhando um papel que estiver trazendo instabilidade em sua vida. Podemos, desta forma, colocá-los em regressão, explorar as ocorrências negativas que os prendem no mesmo trânsito encarnatório e resolver os conflitos que estão provocando essas desarmonias.

Tudo isso é possível sem sair do consultório ou do grupo de trabalho espiritual. Trata-se de uma novidade dentro do meio espiritualista, algo inusitado para nós que nos acostumamos a tratar o espírito como algo indissociável. Não entendíamos como poderia ser possível acessar fragmentos autônomos de uma consciência qualquer, acionar partes problemáticas que orbitam o campo psíquico de alguém ou mesmo trazer para o ambiente terapêutico, pessoas encarnadas, em estado de vigília, simplesmente por estarem envolvidas na problemática de um consulente. Isso tudo nos ajudou a interpretar melhor a questão 420 do Livro dos Espíritos que trata dessas possibilidades:

Open chat